Organizar a festa - Isadora de Oliveira

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal

Organizar a festa

Dicas

Aqui nós colocamos algumas dicas para ajudar, tanto mães quanto decoradores que estão iniciando suas atividades neste mercado, a montar uma festa dos sonhos.

AS 8 ETAPAS A SEREM CUMPRIDAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA FESTA INFANTIL COM SUCESSO

1 - Planejamento da festa
Sente-se com seu filho(a) e descubra que tipo de festa ele gostaria. Então verifique se seu orçamento, criatividade e energia comportam este desafio. Se a resposta for não, faça uma adaptação na idéia para alguma idéia possível. Eleja um ajudante na organização da festa. Desde o início da organização da festa, você deve ter uma pessoa de sua confiança participando da organização pois você não conseguirá fazer tudo sem ajuda.

2 - Faça a lista dos convidados
Considere a possibilidade dos irmãos, babá ou pais também virem. Veja abaixo as características conforme sua escolha de data e horário. Após ter feito a lista considere que aproximadamente 15% das pessoas deixarão de vir.

3 - Defina a data e horário levando em conta o tipo de festa
- Festa de fim de semana
As festas de final de semana geralmente têm maior número de pessoas, pois os irmãos da criança convidada provavelmente virão, já que o pai ou mãe, ou ambos, irão trazer seus filhos.
- Festas durante a semana
Durante a semana isto é mais difícil de ocorrer, pois o irmão(ã) muitas vezes tem outras atividades ou a criança convidada pega carona com algum colega da escola, além do que os pais geralmente trabalham e então não comparecem à festa. O número de pessoas presentes na festa é menor.
- Festa direto da escola
As festas que acontecem saindo direto da escola são as mais econômicas. Os pais da criança aniversariante devem organizar o transporte para o local da festa com total segurança, gerando a necessidade de se oferecer o almoço em vez de salgadinhos, mas proporcionando uma festa mais econômica, pois o número de convidados se restringe às crianças, sem a presença dos pais, babá ou irmãos. Este tipo de festa é recomendado a partir dos 5 anos de idade. Caso a festa seja feita num buffet Infantil, geralmente o custo é menor que em outros horários e a duração da festa também é menor.

4 - Defina o local da festa
Se você deseja fazer a festa num buffet infantil, é importante definir o local com pelo menos 3 meses de antecedência. Antes de escolher o local, visite o mesmo e veja tudo o que ele tem a oferecer, pensando na idade das crianças convidadas. Não se impressione pelo que existe no local, pois às vezes seu filho ou os amiguinhos dele não curtem tudo o que se oferece, em função da idade.
Além da estrutura do local, é interessante que o mesmo seja de fácil acesso, de preferência próximo à escola ou região onde predominam os convidados e o aniversariante. Caso a festa aconteça direto da escola, esta preocupação pode ser menor, pois você terá que oferecer o transporte para o local.
Se você pretende fazer a festa em casa, além de verificar a disponibilidade de data, se for utilizar o salão do prédio, você deverá ter muito mais trabalho pela frente, o que tornará a festa gratificante para quem organizou. As vantagens da festa em casa são a de tornar o evento exatamente do seu gosto e, caso você não pretenda oferecer uma super estrutura, o custo será menor, o horário será mais flexível, mas o evento gerará muito mais trabalho para quem organiza.

5 - Escolha o tema da festa
O tema deve estar relacionado com a idade do aniversariante. Além disso, é necessário verificar se o personagem escolhido está disponível, pois às vezes trata-se de um tema novo, ainda não disponível no mercado.

6 - Alimentação
A alimentação deve ser definida de acordo com o horário da festa. Caso a festa seja feita em casa.
Se você optar por um buffet infantil, deverá apenas definir o cardápio, não se preocupando com as quantidades.
O bolo e os docinhos são componentes de destaque da festa. Além de gostosos, devem ser bonitos e/ou criativos. Existem muitas pessoas que fazem docinhos modelados com os personagens do tema da festa. Da mesma forma, o bolo pode ser feito com formato ou até foto relacionados ao tema.

7- Diversão na Festa
O tipo de diversão está diretamente relacionado com a a idade dos convidados. Para a contratação de teatrinho, mágicos, palhaços e/ou equipe de recreação que farão jogos e brincadeiras, deve haver uma preocupação com a idade do aniversariante e com a média das idades dos convidados. Se você optar por uma atração, verifique a possibilidade de relacionar a atração ao tema da festa. No caso de equipe de recreação, também é possível planejar brincadeiras relacionadas à história do tema da festa.

8- Planejamento do roteiro da festaA festa dura em média 4 horas. Considere que quase ninguém chega no horário marcado, exceto nos casos de festa direto da escola. A primeira etapa é a das brincadeiras, se houver monitores e/ou disponibilização dos brinquedos( pula-pula, piscina de bolinhas, cama elástica etc.). A próxima etapa seria a da apresentação do teatrinho ou qualquer outra atração contratada. Em seguida, vem a etapa do “parabéns”. Depois desta etapa, os convidados começam a se despedir e aí não pode faltar a entrega da lembrancinha e também do agradecimento pela presença.

Fonte:
www.festasinfantis.com.br

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal